(11) 4055-5619 / 4054-1051/ 93358-8044 contabilidadebenelli@uol.com.br

Qual Escolher? Autônomo ou Sociedade Unipessoal de Advocacia

QUAL ESCOLHER? AUTÔNOMO OU SOCIEDADE UNIPESSOAL DE ADVOCACIA

Você Advogado que tem está dúvida: Trabalhar como Autônomo ou Pessoa Jurídica? No conteúdo abaixo explico a você, a diferença e os benefícios de cada segmento.

Uma dúvida muito comum entre os advogados, é se deve trabalhar como pessoa física ou como pessoa jurídica. Por isso, vamos esclarecer alguns pontos para ajudar você nessa escolha.

Atuar como pessoa física, pode parecer menos burocrático, mas na realidade requer uma série de obrigações. Afinal, advogados são prestadores de serviços, e por isso precisam de registro na Prefeitura para o recolhimento do ISS (Imposto sobre Serviços) e de uma licença de funcionamento para o seu escritório, além de ter que cumprir obrigações junto à Receita Federal, como, declaração de imposto de renda de pessoa física e etc.

O QUE É UMA SOCIEDADE UNIPESSOAL DE ADVOCACIA?

Primeiramente, podemos citar a facilidade, para a abertura de um escritório de advocacia,  e a maior liberdade para o advogado trabalhar sozinho. Antes de a sociedade unipessoal ser permitida, era necessário que um escritório de advocacia fosse formado por dois profissionais, com o surgimento da sociedade unipessoal, o escritório de advocacia pode ser formado por apenas um advogado.

A Sociedade Unipessoal de Advocacia, foi criada no ano de 2016. O advogado também registra sua sociedade na respectiva seccional da OAB, podendo optar pelo Simples Nacional como sistema de tributação.

Com o surgimento da sociedade unipessoal, a facilidade de um advogado recém-formado, abrir seu próprio escritório, é muito mais fácil e simples, pois, não necessita de um sócio para abertura do seu próprio negócio.

 

AUTÔNOMO (PESSOA FÌSICA):

Imposto de renda pessoa física: 7,5% á 27,5%

Você advogado que trabalha como pessoa física, irá pagar um imposto de 7,5% á 27,5%; do valor total arrecadado durante o ano anterior a declaração de imposto de renda.

 

SOCIEDADE UNIPESSOAL DE ADVOCACIA:

Simples Nacional: 4,5% á 16,85%

Através da sociedade unipessoal de advocacia, o advogado pode enquadrar seu escritório no Simples Nacional e, com isso, pagar de 4,5% a 16,85%.

Só isso já proporciona uma grande economia para os advogados, que decidam optar por uma sociedade unipessoal.

Depois de apresentar a você a diferença entre: Trabalhar autônomo ou abrir uma sociedade unipessoal de advocacia, segue as vantagens de uma sociedade unipessoal.

AS VANTAGENS DA SOCIEDADE UNIPESSOAL DE ADVOCACIA

A sociedade de unipessoal de advocacia chegou para mudar as coisas no Brasil, a realidade é bem simples, e não há tanta burocracia.

  • Liberdade para trabalhar sozinho
  • Tributação menor

As vantagens podem parecer que são poucas, mas não são, pois, o advogado que trabalha como pessoa física, sabe muito bem, o quanto é alta a carga tributária, sobre o seu trabalho.

Caso você advogado nunca parou para pensar o quão alto é a carga tributária de uma pessoa física, segue um exemplo abaixo.

Um dos benefícios do profissional do Direito, abrir uma sociedade unipessoal, é á presença da contabilidade na advocacia, isto é fundamental, pois, pode definir questões de gestão, ampliação, estrutura e até mesmo o desenvolvimento de projetos.

Outra vantagem em ter um contador ao seu lado, é a criação de um planejamento tributário eficaz que, certamente, ajudará o advogado a realizar um controle financeiro mais rigoroso e garantir que as finanças do escritório estejam em equilíbrio.

Lembrando que a sociedade unipessoal, pode optar pelo regime do Simples Nacional.

Clique aqui, onde você pode conferir a alíquota do simples nacional, correspondente a advogados.

Cuidados:

Lembrando que o advogado, que abrir uma sociedade unipessoal, não pode fazer parte de mais de uma sociedade de advogado, com sede ou filial na mesma área territorial do respectivo Conselho Seccional da (OAB), ou seja, não pode se filiar a outra sociedade respectiva a sua.

Então, podemos concluir que, comparado a trabalhar como pessoa física, a sociedade unipessoal tem grandes benefícios, significativos e relevantes.

Nós da Contabilidade Benelli nos colocamos como Parceiros de to

dos os nossos clientes.

Estamos todos os dias engajados com o aprimoramento dos nossos serviços aos clientes, facilitando assim a comunicação e os resultados de todos!

Caso você tenha dúvidas, a nossa equipe está de prontidão para auxiliá-lo. Se você é de Diadema e Região ou grande São Paulo, podemos marcar uma reunião na sede do Escritório da Contabilidade, onde podemos recebê-lo.

Caso você seja de outra cidade ou Estado, entre em contado com a nossa equipe e agende uma Reunião Online.

Conte conosco!

Sucesso nos negócios!

Contabilidade Benelli

Telefone: (11) 4055-5619 / (11) 4054-1051

Whatsapp: (11) 99247-6603

Email: contato@contabilidadebenelli.com.br